Enquanto espero o meu amigo Artur, com quem tomo, habitualmente, café todas as manhãs, deixo-me estar sentada aqui fora, na esplanada da Sede da Lagoa da Palha a aquecer ao sol e sabe de facto muito bem.
Tipo lagartixa 🙂 (Nota 1)
Nota 1: A foto não é de hoje, não tenho levado o Jerónimo comigo ao café para não baralhar as saídas de manhã para a escola.
Tenho aqui também a Mafalda e fica complicado, às vezes consigo distrair a Mafalda e sair com ele, mas muitas vezes não…
Não importa, hoje também abriu este sol quentinho e foi o que valeu.
Dizem que, na EM, as pessoas se dão muito mal com o calor e de facto isso é verdade mas, com o frio, talvez seja ainda pior porque de facto e só posso falar por mim, claro, fico com umas dores de pernas desgraçadas que não lembram a ninguém… Não são, obviamente, dores fortes como as de ter um filho sem epidural, que para mim e do que conheço, numa escala de 0 a 10 são as dores 10 (ou 9 porque a ferros será sim o 10), mas o frio causa de facto dores incómodas, dificuldades em mexer as pernas e sei lá que mais, será como dizem, qualquer oscilação de temperatura de mais 5º ou menos 5º causa chatices. (Nota 2)
Mas pronto, toca a viver com isso da melhor forma possível que, outra maneira não há, pelo menos para mim não há!
Nota 2: No verão tenho a minha pequena piscina, meto-me lá dentro e esta-se até bem, não se sente muito o calor… No inverno não há escapatória e o frio faz mesmo de facto doer os pés e mãos e mais o que apanhar. Mas basicamente cabeça erguida e bola para a frente.
Entretanto, esta manhã, ao chegar ao carro tinha uma dura camada de gelo no vidro… A minha Joana achou muita graça ver-me ir buscar a mangueira e atirar água para tirar o gelo… Acho – novamente – que vou voltar a usar a garagem mas tenho de tirar as tralhas que “o outro” lá deixou. A fechadura da porta da garagem que dá acesso à casa já foi arrombada, a meu pedido e substituída já que “o outro” levou essa chave com ele, juntamente com outras chaves que tenho vindo a substituir aos poucos.
Mas começa a fazer sentido colocar lá o carro. Sair de manhã e não ter o volante gelado, vidros embaciados e sei lá que mais, bem vistas as coisas é para isso que uma garagem serve, para guardar o carro e não para servir de pseudo-oficina e casa das pinturas e o raio que parta!
O custo de substituir fechaduras acaba por ser um gasto bom se pensarmos que tal pessoa saiu aqui de casa de uma vez por todas. Não tenho feitio para ser vítima de violência doméstica ou seja de que violência for e nem eu, no passado, acreditaria que levaria tanto tempo a aceitar e desculpar e voltar a aceitar. Foi-se, o que é bom, por muito dinheiro que tenha de gastar a trocar fechaduras, que ainda é algum.
Por acaso aqui onde moro, os vizinhos convivem e ajudam-se uns aos outros (Nota 3) e portanto um vizinho arrombou – a meu pedido – essa porta da garagem e ainda a porta de uma outra arrecadação que estava fechada e onde estavam sanitas velhas ?!?!?!?, mangueiras roubadas (que foram devolvias ao dono) e uma mota velha que também não é minha e vai para a rua… nessa arrecadação não coloquei fechadura e, se calhar. não coloco, tirado a tralha que não é minha. fica livre para guardar a lenha. Na porta da garagem, usei o canhão antigo da minha porta da rua que mandei trocar da primeira vez que o outro saiu de casa e que está em perfeitas condições…Assunto resolvido apenas com a compra de uma fechadura nova para a casa aqui do lado que eu e o meu pai colocamos logo… acabei por ter um custo de apenas 7 € o que não foi nada mau para o custo/ benefício.
Nota 3: Vizinhos que se conhecem, convivem e se ajudam uns aos outros é uma coisa rara nos dias de hoje em que se vive em prédios e ninguém conhece ninguém. Aqui não, pelo contrário, aqui as pessoas conhecem-se, cumprimentam-se e ajudam-se no que é possível.
E pronto, vou acabar de arrumar a casa… tenho um aspirador novo Becken AquaPower que, para mim, é um espectáculo e foi a prenda de Natal da minha irmã Cristina:
E tenho também uma pistola a vapor POLTI Vaporettino difusion com a qual é muito fácil limpar seja paredes, portas, juntas dos azulejos e por ai fora 🙂
Com estes novos brinquedos e OK com os novos comprimidos (para a dor neuropática) NORTEROL que dão mais energia e menos apatia, parece que vou fazendo as coisas com mais energia e gosto 🙂 Patadas de gato nas paredes já foram, as portas voltaram a ficar brancas e por ai fora… um destes dias vou agarrar-me aos estores, que os vidros já limpei e vai-se andando,devagarinho claro mas com gosto 🙂
Agora tratar dos cães e cozinhar 🙂
Se tudo correr bem, o Pedro vem esta semana e confesso que já estou com saudades, estamos todos claro, a Joana está muito contente o o Jerónimo quando o encontrar vai rebolar de alegria hehehehe
Carla